Educação infantil 

Considerada a primeira etapa da educação básica, tem como propósito promover o desenvolvimento ético, social, cognitivo, emocional e físico do indivíduo. Destacamos elementos para a construção de uma proposta pedagógica, baseada numa visão de desenvolvimento, como processo sócio cultural, que envolve a criança como um todo na interação com parceiros diversos, com base no conhecimento da importância de um trabalho com as famílias.

Os conteúdos são apresentados através de atividades, que proporcionam uma aprendizagem significativa, respeitando o interesse prévio das crianças. Assim, temos uma dinâmica cotidiana, desenvolvendo autonomia e cooperação, na participação de todos, e nas considerações pedagógicas.

Todo o trabalho é feito através de nossa constante avaliação, bem como uma equipe inteira de profissionais em atividades extracurriculares, cuja metodologia se permeia ao nosso Projeto como um todo.

Contamos com as atividades extracurriculares como:

 

Inglês

Professor especialista em trabalho com crianças, a partir dos 2 anos, as aulas são ministradas de forma bem lúdica, com músicas, brincadeiras e histórias, sempre dentro do contexto, do Projeto Anual, do Ano letivo.

 

Judô

Temos o professor de educação física especializado em judô para crianças a partir de 2 anos, com muitas práticas físicas, brincadeiras lúdicas, aprendem quedas de uma forma defensiva, respeitar as pessoas, incorporam valores, honestidade, lealdade, disciplina, que são quesitos importantes para a formação de personalidade de um indivíduo.

 

Natação

Trabalhamos em parceria com Êxitos Academia, as aulas de natação são oferecidas às crianças a partir dos 3 anos. Os professores são profissionais especializados em trabalho com crianças. A adaptação na água é feita de forma tranquila, sempre supervisionada. A avaliação é feita de forma contínua e regular para assegurar um melhor monitoramento do desenvolvimento da criança. O transporte é oferecido pela academia, e vão acompanhadas pela nossa funcionária.

 

Teatro

Quando pensamos na educação das crianças, aos 2 anos de idade, pensamos no caráter de um indivíduo, na sua formação de personalidade. Para que uma criança faça teatro não é necessário que ela seja desinibida ou desenvolta, nem mesmo que tenha qualidades ou que seja aspirante à profissão de ator ou atriz. A prática do teatro na infância deve limitar-se a que a criança se divirta, invente e interprete personagens curiosos, e faça amigos. As aulas de teatro, através de variadas atividades e brincadeiras em grupo ou individual, são ideais para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental.  Melhora e favorece o comportamento social, e a arte não é apenas uma fonte de expressão, mas é, acima de tudo, uma forma de crescimento interior.

 

Ballet

Uma atividade extracurricular, a partir dos 2 anos de idade, importante para o desenvolvimento das crianças, a arte da dança, a aula é ministrada por uma bailarina profissional especializada em educação infantil. Temos uma parceria com a EDAP- Espaço da Dança e da Arte Paulista. Assim como em teatro, as crianças aprendem a se expressar e exercitar a sua capacidade de memória. Aprendem a arte da dança, exercícios físicos, alongamentos, disciplina, tudo de forma natural e muito lúdica.

 

Musicalização

Uma atividade extracurricular, a partir dos 2 anos de idade, tem contribuído para vários aspectos como socialização, alfabetização, inteligência, engenhosidade, coordenação de movimento e tato fino. Percepção do som, percepção espacial, raciocínio lógico, matemático e estética. Mas é necessário diferenciar os conceitos de musicalização e aprendizagem musical. A musicalização não se propõe a ensinar a manipulação técnica dos instrumentos, e sim, criar a conexão entre música e criança e nesse processo o gosto pela música.

As crianças aprendem a fazer instrumentos de sucata e a ouvir os diferentes sons produzidos pelos mesmos.

 

Ábaco (soroban)

O soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, levado para o Japão em torno de 1.600.  Até os dias de hoje, as escolas japonesas ensinam cálculos utilizando o soroban. Normalmente, as crianças iniciam o contato com o soroban dos 5 aos 8 anos.

Nós da Escola Sumirê propomos aulas de soroban para crianças a partir dos 2 anos. Nossa professora Sensei Ueda, após anos lecionando soroban para crianças de 5 a 8 anos, percebeu a importância do preparo das crianças já na Educação Infantil. Procurou assessoria no Japão e recebeu materiais didáticos de iniciação para soroban, direcionados às crianças de 2 a 5 anos. Trabalha a atenção, concentração, lógica, honestidade, caráter, perseverança e o desafio. Tudo isto, de forma bastante lúdica.

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade promover o desenvolvimento ético e social, cognitivo, afetivo e físico de um indivíduo. Nessa fase as crianças compartilham opiniões, sentimentos, ideias e descobertas.

Implementamos esta iniciação, já com 2 anos de idade.