Nossa Escola

A criação de um espaço para as crianças se desenvolverem, dentro de um ambiente estimulador e acolhedor, recebendo todo o carinho e cuidado necessários para o fortalecimento de sua autonomia, formação da sua personalidade que contribuem para se tornarem crianças emocionalmente inteligentes.

A Escola e Berçário Sumirê foi fundada oficialmente em abril de 1997, instalada em um sobrado amplo no bairro de Mirandópolis, em São Paulo. A escola já está há 21 anos formando pequenos grandes cidadãos.

 

Berçário (Para crianças de 0 a 2 anos)

É uma fase de extrema importância para o desenvolvimento – em todos os sentidos – dos  bebês: físico, psíquico, moral e social. Grande parte da formação da personalidade de um indivíduo se baseia nesta fase, e ciente desta responsabilidade, nós da Sumirê, oferecemos um ambiente alegre e acolhedor, com seriedade, berçaristas orientadas e com acompanhamento direto da pedagoga responsável pelo setor e da Direção.

A estímulo sensório-motor é realizado com músicas, brincadeiras, apresentação de livros, contação de histórias, brinquedos pedagógicos,  entre as demais atividades organizadas em nosso dia a dia.

Toda nossa rotina é elaborada de forma cautelosa e com extrema responsabilidade. Os cuidados são personalizados de acordo com a necessidade de cada bebê, no que se referem à higiene, trocas, alimentação balanceada e apropriada para a idade, e muito mais. Tudo pensado para que os pais possam se dedicar às suas atividades com a tranquilidade.

 

Nossa estrutura é projetada para oferecer um ambiente aconchegante e arejado e conta com:

  • Sala do sono com berços individuais
  • Sala de recreação e parquinho
  • Trocador com banheira “ofurô”
  • Higiene e cuidados pessoais personalizados
  • Berçaristas experientes e bem orientadas, oferecem carinho e paciência aos bebês
  • Alimentação balanceada e saudável, sempre respeitando a orientação de seu pediatra

 

Instalações

São três andares amplos à disposição dos nossos alunos. Berçário com dois ambientes (dormitório e brinquedoteca), solário, parquinhos, hortas, tanque de areia, salas apropriadas para realização de cada atividade, escadas com proteção, vasos sanitários, pias e espelhos no tamanho ideal para as crianças e, principalmente, projetados para o conforto e a segurança dos pequenos.

 

 

Metodologia

Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.

A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a “personagem” representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.

O caráter, em psicologia, é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.

O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.

Diante das definições, julgamos de extrema importância, que as nossas crianças sejam educadas de modo que no futuro elas possam ter o caráter e personalidade dignos de um convívio em sociedade.

Todo o nosso trabalho de educação, desde o bebê até a idade dita pré-escolar, é decisivo para a sua formação e construção de um indivíduo emocionalmente equilibrado.

Com a filosofia construtivista, as nossas pedagogas procuram estimular as crianças, a partir dos interesses apresentados pelos mesmos no cotidiano para somar novos conhecimentos, sem perder de vista os objetivos traçados e de forma individualizada.

E tudo isto é feito de forma lúdica, com muitas brincadeiras e jogos, de forma a adquirir novos conhecimentos, sempre em interação com os amiguinhos.

Por se tratar de uma escola integral, todos os profissionais da equipe trabalham com os mesmos objetivos e temos os pais como parceiros principais para que esta educação seja feita de forma contínua.