Sumire - É o nome da flor “amor perfeito” no idioma japonês.

Traduz na sutileza e na multiplicidade de formas e cores, a amplitude de nosso sentimento e proposta de trabalho.
Afinal cada criança é como uma flor, que precisa de atenção individualizada para seu desenvolvimento e de toda a sua potencialidade. E ao semear na tenra idade o aprendizado lúdico, calcado em uma metodologia que valoriza a paciência, criatividade e carinho, oferecendo às crianças bem estar, alegria e tranquilidade, propomo-nos a irrigar um mundo mais florido.
Assim assistimos ao desabrochar da personalidade equilibrada de sua criança que se prepara para cativar e ser cativada pelo mundo.
“Nos primeiros 6 anos é que aprendemos os valores que carregamos até os 100 anos.”
São 21 anos de muita dedicação, carinho, cumplicidade de satisfação do dever cumprido.
A diretoria do “Sumirê” agradece aos pais pela convivência diária com o tesouro mais valioso: seu FILHO.

Tomiko Inomata e Amélia Sumirê Suzuki

A Idealizadora

Tomiko Inomata, formada há 42 anos em enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNESP), abrir um berçário era seu sonho antigo, um projeto que sempre esteve em seus planos. Em 1997, para concretizar este sonho, convidou Amélia Sumire Suzuki como sua sócia, que tinha formação acadêmica em Artes pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP e Pedagogia pela Universidade Osvaldo Cruz/SP.

Atividades e Cultura Japonesa 

O berçário Sumirê oferece diversas atividades às crianças, desde aulas de culinária, teatro, inglês, artes, música e esportes, como judô, natação e balé.
A escola também faz a introdução à cultura japonesa aos seus alunos com apresentação de músicas japonesas, artes como origami, e trabalha especialmente a ética e moral de um indivíduo. Julgamos ser de grande importância, que a criança, desde cedo, tenha contato e conhecimento de outras culturas.  Alimentos orientais como o missoshiru, tofu, shirogohan e tempero como o shoyu  fazem parte do nosso cardápio, e incentivamos alguns costumes tradicionais japoneses como  agradecer com cumprimentos, antes e depois das refeições e ao chegar à escola, hábitos de organização e independência.
No Berçário Sumirê os pais têm orientações sobre saúde, estimulação e evolução, alimentação equilibrada, educação conjunta das crianças. A escola promove encontros de pais com outros profissionais mais específicos como fonoaudiólogos ou psicólogos, se necessários, pois acompanhar bem o desenvolvimento de cada criança é o nosso objetivo.

Alimentação

  • preparamos toda a comida em cozinha própria.
  • Além de muita verdura, peixes, carne, frutas e sucos de frutas naturais, servimos às crianças alimentos orientais como missoshiru (sopa a base de soja), shirô gohan (arroz branco), tofu (queijo de soja).
  • Alimentação diferenciada para as crianças com restrições alimentares, como alergia a chocolate, intolerância a lactose, etc.

Introdução à Cultura Japonesa

  • Ensinamos cantigas e palavras em japonês, inclusive aos bebês.
  • Artes como origami e kirigami, julgamos ser de grande importância, para que as crianças tenha contato e conhecimento de outras culturas. Além de passar os valores da cultura japonesa como harmonia, respeito e disciplina, incentivamos alguns costumes tradicionais como fazer cumprimentos ao chegar à escola, agradecer os alimentos, às pessoas que prepararam os alimentos, que ajudam a dar os mesmos, antes e depois das refeições.

Ambiente

  • Nosso ambiente é familiar e aconchegante, uma extensão da casa de cada criança. Com grupos pequenos, proporcionamos um tratamento mais personalizado, respeitando as diferenças de cada uma.
  • Vale ressaltar que o berçário não é destinado somente para japoneses, apesar de sermos descendentes, somos uma escola de educação infantil, devidamente reconhecida pela Secretaria da Educação.

Para os Pais que trabalham:

  • Temos um horário flexível para bebês, de acordo com a necessidade de cada família. Os horários de entrada e saída das crianças serão combinados de comum acordo entre os pais e a direção.
  • Nos meses de férias (segunda quinzena de janeiro e no mês de julho), funcionamos normalmente do Berçário ao Infantil. As nossas férias coletivas são agendadas para a segunda quinzena de dezembro até a 1ª quinzena de janeiro.
  • Não emendamos as pontes de feriados.